Pesquisando em vários textos sobre a origem do tear, pouco encontrei. Foi necessário aprofundar a pesquisa, buscando compreender sobre a história da humanidade, para entender com maior profundidade o que encontrei sobre a origem da tecelagem.
Então, como já disse acima, para compreendermos melhor como surgiu o tear, precisamos desenvolver um pouco da compreensão sobre como a humanidade evoluiu. Para isso, vamos nos reportar à Pré-história para entendermos o comportamento humano naquela época.
A Pré-história é dividida em vários períodos, mas vamos observar apenas os períodos Paleolítico Superior (40 - 30.000 até 10 - 8000 anos atrás) e Neolítico (10 – 8.000 até 6.000 anos atrás).
No período Paleolítico Superior o planeta estava vivendo sua 4ª Era Glacial. O ser humano, nessa época, abrigava-se em cavernas ou cabanas feitas de galhos, provavelmente entrelaçados, e cobertas com peles de animais. Eram povos nômades, que viviam da coleta e da caça. Sua vestimenta também eram as peles de animais, e há registros arqueológicos de terem sido encontradas agulhas feitas de ossos. Isso já nos leva à observação de que as pessoas já costuravam suas roupas utilizando as próprias tiras de peles, ou fibras e tripas.
Há cerca de 12.000 anos, o ser humano desenvolveu o “princípio da tecelagem entrelaçando pequenos galhos e ramos para construir barreiras, escudos ou cestas”, (http://pt.wikipedia.org/wiki/Tecela
gem), onde observo o mesmo para as estruturas das casas que construíam. Segundo o texto acima, essa técnica de entrelaçar pequenos galhos e ramos surgiu da observação de ninhos de pássaros e teias de aranha. Desta forma, podemos observar que a tecelagem nasceu da natureza, da observação que o ser humano realizou, aprendendo com os animais e seus hábitos naturais.
CONTINUA...